Health information as a strategic tool for the qualification of manegement and the strengthening of social control in the Brazilian Unified Health System (SUS)
PDF

Como Citar

Carvalho, A. L. B. de. (2009). Health information as a strategic tool for the qualification of manegement and the strengthening of social control in the Brazilian Unified Health System (SUS). Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 3(3), Pág. 16–30. Recuperado de https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/719

Resumo

A informação no âmbito da gestão da saúde pode ser categorizada como um instrumento de apoio ao processo decisório, possibilitando o conhecimento da realidade sócio-sanitária, contribuindo para a qualificação das ações da gestão e do controle social. Apesar disso, e embora o setor produza um volume considerável de dados e informações, a utilização das mesmas para os processos de qualificação da gestão e do controle social ainda é insatisfatória. O presente texto busca, de forma preliminar, contribuir com a discussão da necessidade de fortalecer o uso da informação em saúde como ferramenta estratégica favorecendo à tomada de decisão. Para tanto foram destacadas e analisadas as responsabilidades sanitários relacionadas à gestão da informação contidas nos Termos de Compromisso de Gestão dos 26 Estados e do Distrito Federais, como não realizadas ainda, sendo verificadas as maiores fragilidades vinculadas ao processo de monitoramento e avaliação das ações de saúde, como também aos processos vinculados a implantação da ouvidoria do SUS, sendo mais evidente nas regiões Norte e Nordeste.
PDF