­­Comunicação do conhecimento em determinantes socias de saúde: uma revisão da produção científica

Artigo resultante da dissertação de mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública

Resumo


Desde as últimas décadas, podemos observar, tanto na literatura nacional, como na internacional um avanço significativo no estudo das relações entre a maneira como se organiza e se desenvolve uma determinada sociedade e a situação de saúde da população. Os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) assim como as propostas de promoção da saúde remetem necessariamente à reflexão sobre a dinâmica social visto que está voltada para a transformação das condições de vida, o que indica a pertinência de reflexão sobre seu tema. Esse estudo teve por objetivo identificar a produção científica em DSS na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), no período de 2004 a 2008, e apontar as áreas de interesse e tendências desse campo de estudo. A metodologia empregada foi a de uma revisão qualitativa realizada a partir de um levantamento de dados na consulta às seguintes bases de dados SCIELO e a na Biblioteca Virtual em Saúde. A análise da produção científica sobre DSS na FSP-USP permitiu mapear e ter uma visão abrangente da produção científica e das temáticas que têm direcionado os estudos sobre esta questão tão importante para a área da promoção da saúde. Os temas mais abordados nas produções científicas são iniquidade em relação ao acesso aos serviços sociais de saúde, ambiente de trabalho, comportamento e estilo de vida, água e esgoto e habitação. E os temas trabalhados em menor quantidade foram renda e redes sociais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v5i4.1055



Direitos autorais

Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva (ISSN 1982-8829).
Revista coordenada pela Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (UTICS) do Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) da Universidade de Brasília (UnB).
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License.
____________________________________

____________________________________