Caracterização da Atenção Básica em três municípios de Minas Gerais, Brasil: Uma análise de casos

Luciano José Arantes, João Patrício Hoebert, Elcana Vaz da Silva, Helena Eri Shimizu, Maria Fátima de Sousa, Márcio Florentino Pereira

Resumo


Este trabalho teve como objetivo estudar como se caracteriza a atenção básica em três municípios do Estado de Minas Gerais, Brasil. Buscou-se compreender o contexto local, a estrutura e a gestão da atenção básica nos municípios pesquisados. As técnicas utilizadas para a coleta dos dados foram a pesquisa documental e a entrevista com os gestores locais. Os dados coletados foram analisados de acordo com a legislação brasileira para desenvolvimento da atenção básica. Foi identificado que os municípios assumem a atenção básica de forma diferenciada. A característica da política e da administração local foi considerada um ponto que parece permear tanto o contexto de desenvolvimento da atenção básica quanto sua forma de estruturação e da gestão.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v5i4.1059



Direitos autorais

Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva (ISSN 1982-8829).
Revista coordenada pela Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (UTICS) do Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) da Universidade de Brasília (UnB).
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License.
____________________________________

____________________________________