Initial Results of Tuberculosis supervised treatment stretagy on daily health services of Centro Oeste and Tocantins Municipality.
PDF

Palavras-chave

Tuberculose
Terapia
Tratamento Supervisionado
Tratamento Diretamente Observado

Como Citar

Gomes, A. de A. (2007). Initial Results of Tuberculosis supervised treatment stretagy on daily health services of Centro Oeste and Tocantins Municipality. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 2(1), Pág. 68–91. Recuperado de https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/397

Resumo

Introdução: Em 1994, o Ministério de Saúde do Brasil adotou a estratégia de Tratamento de Curta Duração sob Observação Direta (TOD, chamado em inglês DOTS) da tuberculose, para pacientes mais vulneráveis e com maiores probabilidades de abandono de tratamento, em 230 municípios classificados como prioritários. Em 1998, foi realizada a expansão dessa estratégia. Este artigo tem como objetivo a avaliação operacional do TOD em relação ao tratamento auto-administrado em 27 municípios da região Centro-Oeste e do Tocantins no período de 1998 a 2001. Métodos: Foi realizado estudo epidemiológico analítico de coorte que utilizou os dados secundários do registro e acompanhamento dos casos de tuberculose. Foi verificado o desfecho nos livros de registro das unidades de saúde de referência. O diagnóstico, o acompanhamento clínico e laboratorial e os critérios para encerramento do tratamento seguiram as recomendações oficiais do Ministério da Saúde. Resultados: Dos 644 pacientes em tratamento supervisionado, 84,5% tiveram alta por cura, sendo o sucesso do tratamento de 94,7%, enquanto que nos 2.900 pacientes em tratamento auto-administrado, esses percentuais foram de 56,6% e 69,8%, respectivamente. As diferenças foram estatisticamente significativas. Conclusões: Os achados destacam que a estratégia do tratamento supervisionado mostrou-se efetiva em todas as variáveis, principalmente nas de resultado do tratamento. Houve melhora dos indicadores epidemiológicos e operacionais e também melhora geral do serviço para atendimento ao paciente com tuberculose.
PDF