A GESTÃO EM SAÚDE BUCAL NA LINHA DE CUIDADO MATERNO INFANTIL: Análise do Programa ‘Sorria Bombeirinho’ da Policlínica Odontológica do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasil.

Palavras-chave

Relações Mãe-Filho. Cuidado da criança. Gestantes. Assistência odontológica. Promoção da Saúde.

Como Citar

Silva, J. N., Gontijo, C. de C., & Cruvinel, V. R. N. (2023). A GESTÃO EM SAÚDE BUCAL NA LINHA DE CUIDADO MATERNO INFANTIL: Análise do Programa ‘Sorria Bombeirinho’ da Policlínica Odontológica do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Brasil. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 8(4). Recuperado de https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1495

Resumo

A saúde bucal não pode ser dissociada da saúde geral e influencia diretamente na qualidade de vida e autoestima do indivíduo. Programas preventivos que acompanham as crianças desde o nascimento são fundamentais para o desenvolvimento de uma dentição saudável sem cárie ou outras sequelas. Além disso, é muito importante que o gestor compreenda a visão do usuário em relação ao serviço de saúde, para que este se sinta seguro e acolhido. Este trabalho teve como objetivo analisar o programa da linha de cuidado odontológico materno-infantil na Policlínica Odontológica do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (PODON – CBMDF). Com isso, avaliou-se a percepção dos responsáveis pelas crianças de 0 a 2 anos participantes da primeira fase do programa no período de 2011 a 2013 e as condições de saúde bucal dos mesmos. Esta foi do tipo exploratória, com abordagem quantitativa, de natureza aplicada, onde realizou-se uma pesquisa de campo, ocorrendo em 2 etapas: aplicação de questionário aos responsáveis e análise dos prontuários dos pacientes. Foi utilizado o Software Microsoft Excel 2007 para análise estatística dos dados. Após tabulação e interpretação dos mesmos, foi feito um relatório, e o mesmo foi entregue à gerência do programa. Os questionários aplicados aos pais identificaram que estes estão muito satisfeitos com as ações e serviços do programa e da instituição. A análise dos prontuários mostrou que, das 75 crianças analisadas, 67 (89%) não apresentaram enfermidade bucal durante o acompanhamento. Dessa forma, o programa mostra-se efetivo na prevenção de cárie precoce na primeira infância.

Referências

Conferência Internacional Sobre Cuidados Primários De Saúde. Declaração de Alma-Ata. Alma-Ata, URSS. Set. 1978.

Brasil. Constituição Da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 68/2011 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nº 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, Título VIII, Capítulo II, Seção II. 2012.

Kusma SZ, Moysés ST, Moysés SJ. Promoção da saúde: perspectivas avaliativas para a saúde bucal na atenção primária em saúde. Cad. Saúde Pública. 2012; 28( Suppl ): s9-s19.

Lucena EHG, Júnior GAP, Sousa MF. A Política Nacional de Saúde Bucal no Brasil no contexto do Sistema Único de Saúde. Revista Tempus – Actas de Saúde Coletiva – Saúde Bucal. v. 5. n. 3. 2011. P 53-63.

Alencar AHT, Pereira MC, Moura S. O Planejamento em Saúde e a Programação governamental da Atenção Preventiva em Saúde Bucal no Distrito Federal. O caso dos Programas: PISE (FEDF); CÁRIE ZERO (FHDF); SAÚDE BUCAL DA FAMÍLIA (UNB). 1997. 368 f. Monografia (Especialização em Saúde Bucal Coletiva) – Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, Brasília, 1997.

Brasil. Governo do Distrito Federal. Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Histórico. Disponível em: . Acesso em 24 maio. 2013.

Brasil. Presidência da República. Lei nº 8.255, de 20 de novembro de 1991. Dispõe sobre a organização básica do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 27 maio. 2013.

Brasil. Presidência da República. Lei nº 12.086, de 6 de novembro de 2009. Dispõe sobre os militares da Polícia Militar do Distrito Federal e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Disponível em: . Acesso em: 27 maio. 2013.

Pinto VG. Programação em Saúde Bucal. In: Saúde Bucal Coletiva. 5ª ed. São Paulo: Santos Editora. 2008. p. 122.

Finkler M, Oleiniski DMB, Ramos FRS. Saúde bucal materno-infantil: um estudo de representações sociais com gestantes. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 13, n. 3, Set. 2004.

Fadel CB, Saliba NA, Moimaz SAS. Relação materno-infantil: uma abordagem interdisciplinar e seus desdobramentos para a odontologia. Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v. 44, n. 3, Jul/Set. 2008.

Lima YBO, Cury JA. Ingestão de flúor por crianças pela água e dentifrício. Revista Saúde Pública, São Paulo, v. 35, n. 6, dez. 2001.

Kuhn E, Wambier DS. Incidência de Lesões de Cárie em Bebês Após 15 Meses de um Programa Educativo-Preventivo. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 75-81, jan./abr. 2007.

Kramer PF, et al. Utilização de serviços odontológicos por crianças de 0 a 5 anos de idade no Município de Canela, Rio Grande do Sul, Brasil. Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, Jan. 2008.

Moura LFAD, Moura MS, Toledo OA. Conhecimentos e práticas em saúde bucal de mães que frequentaram um programa odontológico de atenção materno-infantil. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 4, Ago. 2007.