O olhar de cada um: elementos sobre a construção cotidiana do Programa Saúde na Escola no DF.
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Como Citar

Köptcke, L. S., Caixeta, I. A., & Rocha, F. G. da. (2015). O olhar de cada um: elementos sobre a construção cotidiana do Programa Saúde na Escola no DF. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 9(3), Pág. 213–232. https://doi.org/10.18569/tempus.v9i3.1798

Resumo

O artigo apresenta os achados referentes à institucionalidade e aos processos de implementação do Programa Saúde na Escola, em duas regiões do DF: Gama e Candangolândia. Tratou-se de pesquisa analítica de abordagem qualitativa que visou compreender as relações intersetoriais a partir da percepção dos atores envolvidos. Utilizou a análise de conteúdo de 15 entrevistas realizadas, em 2014, junto a gestores e profissionais dos setores saúde e educação, nas esferas federal distrital e local. Foram apresentados quatro temas estruturantes das falas dos entrevistados: a percepção do programa e de seus componentes; a percepção do papel que (seu setor) desempenha no PSE; a percepção sobre o papel ou atribuições do “Outro” e sobre a importância do Grupo de Trabalho Intersetorial. Revelou que a compreensão sobre o programa e seus componentes varia segundo o setor e a esfera de origem do entrevistado. O programa é percebido de forma positiva por potencializar articulação intrasetorial, embora enfrente desafios comunicacionais e na distribuição de poder entre os setores e esferas. A relação de afinidade entre o programa e a ação finalística de um setor é fator facilitador para a implementação do programa. Ratificou, ainda, a importância do reconhecimento de novos espaços de interlocução como os Grupos de Trabalho Intersetoriais para apoiar o trabalho intersetorial.
https://doi.org/10.18569/tempus.v9i3.1798
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