Uma abordagem dinamica da questão da competencia, conhecimento pessoal e conhecimento academico
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Como Citar

Durrive, L. (2023). Uma abordagem dinamica da questão da competencia, conhecimento pessoal e conhecimento academico. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 13(2), Pág. 217–233. https://doi.org/10.18569/tempus.v13i2.2680

Resumo

Adotamos uma perspectiva antropológica sobre trabalho e aprendizagem, que é também a perspectiva da ergologia. Isto permite-nos ver a competência de uma forma dinâmica.A representação dinâmica opõe-se a uma representação estática da competência. A representação estática é denunciada em todos os lugares como desumanizante, pois só considera o ato profissional de forma impessoal. A pessoa humana é supostamente intercambiável e sua atividade é ignorada. Pelo contrário, como vemos no diagrama dos “seis ingredientes da competência”, a abordagem ergológica quer manter unido o ato e o ator. Não devem ser separados, mas também não devem ser confundidos. É a representação dinâmica da competência que permite: (a) não violentar à atividade humana, reconhecendo o sujeito em seu ato quando está em situação de trabalho; (b) e, no entanto, ser capaz de distinguir o ato profissional de forma impessoal, de modo a permitir a organização do trabalho e da formação - e a produção de quadros de referência.
https://doi.org/10.18569/tempus.v13i2.2680
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