Programa de alfabetização informacional do sistema nacional de saúde em cuba.
PDF

Como Citar

Mujica, R. Z., Valdés, M. de las M. F., & González, P. U. (2009). Programa de alfabetização informacional do sistema nacional de saúde em cuba. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 3(1), Pág. 73–83. Recuperado de https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/714

Resumo

Apresenta-se o Programa de Alfabetização Informacional sistema para o Sistema de Saúde cubano, desenvolvido pelo Centro de Informação Nacional de Ciências Médicas (CNICMInfoMed) a partir da identificação, como um problema fundamental, do fato dos recursos humanos não terem os conhecimentos, habilidades e atitudes para identificar suas necessidades de informação, pesquisa e informações necessários para avaliar e utilizar essa informação de modo ético para a resolução dos seus problemas em saúde. Este programa visa garantir o acesso às oportunidades de aprendizagem de qualidade para desenvolver capacidades individuais e coletivas para resolver problemas com base nos recursos de informação dos quais dispõem. Trabalha-se com o enfoque de capacidades para o desenvolvimento humano sustentável e a melhoria dos entornos virtuais da aprendizagem que permitam a participação ativa de indivíduos e grupos na busca de soluções, com base no seu empenho e criatividade para transformar os bens e serviços que estão disponíveis, conseguindo assim alcançar soluções concretas para os problemas da saúde em cada contexto. Neste empreendimento devem unir seus esforços os profissionais e técnicos da Rede de Bibliotecas Médicas, e não apenas como um provedor de fontes de informação, mas como um protagonista activo na formação de competências informacionais. Definem-se competências – núcleo, os alcancea desejado a para os parceiros diretos bem como as estratégias do programa, partindo da motivação inerente à educação de adultos e a utilização de Web 2.0 no processo de alfabetização informacional para aprender a obter informação e a se comunicar em redes sociais.
PDF

A Tempus garante critérios rigorosos, por meio de avaliação sistemática. Os autores se responsabilizam pela veracidade e ineditismo do trabalho cabendo a eles a cessão de direitos de publicação à revista. A confiabilidade dos conteúdos e a marca própria de apresentação tem como objetivo uma comunicação personalizada, adaptada aos padrões da revista, na medida em que adota critérios de excelência exigidos por seus usuários e especialistas, considerando os rigores da comunicação científica. Os autores devem especificar sua contribuição individual na concepção, delineamento, execução do trabalho, análise ou interpretação dos dados, redação e aprovação final do manuscrito. Incluir Fontes de financiamento e de apoio logístico das pesquisas. Ao final da submissão do artigo, os autores devem enviar uma declaração de cessão de direitos de publicação à Revista TEMPUS , assinada e no formato PDF (Portable Document Format ): Modelo da declaração de cessão de direitos.