A Integração Ensino-Serviço e a Residência Multiprofissional em Saúde: um relato de experiência numa Unidade Básica de Saúde
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Palavras-chave

Serviços de integração docente-assistencial
Internato não médico
Centros de saúde

Como Citar

Santana Costa, A. C., & Camelo de Azevedo, C. (2017). A Integração Ensino-Serviço e a Residência Multiprofissional em Saúde: um relato de experiência numa Unidade Básica de Saúde. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 10(4), Pág. 265–282. https://doi.org/10.18569/tempus.v11i1.2013

Resumo

Este estudo compreende um relato de experiência que tem como objetivo promover reflexões acerca da integração ensino-serviço no âmbito da Residência Multiprofissional em Saúde, no cenário de práticas de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Buscou-se analisar como ocorreu a articulação das atividades realizadas pelos residentes com o cotidiano do serviço na UBS, bem como descrever quais os desafios encontrados durante o período de atuação neste cenário e as estratégias de enfrentamento desenvolvidas para lidar com tais dificuldades. Para realizar uma análise crítico-reflexiva das experiências vivenciadas, utilizou-se tanto a literatura científica existente sobre a temática da integração ensino-serviço, como a perspectiva do Construcionismo Social, na construção do conhecimento. A vivência desta equipe de residentes corrobora com as experiências existentes na literatura científica acerca dos desafios enfrentados no contexto da integração ensino-serviço, apontando para a necessidade de uma maior aproximação entre os setores envolvidos neste processo.
https://doi.org/10.18569/tempus.v11i1.2013
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